-->

terça-feira, 19 de julho de 2016

Importância de um Blog para passar confiança a seu cliente

author photo



Muitos vendedores no Mercado livre não tem ideia do quanto um site ou um blog pode agregar valor a seu produto, sua marca, ou sua empresa, isso se deve ao fato dos vendedores não costumarem pensar como clientes, o que pode faz toda a diferença.

Vou citar os 4 principais motivos para montar seu blog hoje mesmo!

Confiança


Uma boa parte dos clientes antes de fechar um compra, procura pelo nome da empresa no Google, a sensação de confiança ao encontrar um site ou um blog da empresa aumenta muito as chances da venda, mesmo que através da plataforma do Mercado livre.

Fidelização


Alguns clientes iram adicionar sua página aos favoritos, ou até mesmo gravar sua marca na cabeça, claro, isso se elas tiverem uma boa experiência de compra, o que como irá acontecer, visto que você é um vendedor profissional. Se seu site for um e-commerce a chance do cliente comprar diretamente com você e não no Mercado Livre é muito grande.

Contato



Através de seu site o cliente pode pegar seu telefone, e muitas das vezes comprar diretamente com você, ou apenas efetuar uma ligação para tirar duvidas, ok, alguns de vocês devem estar pensando: "Imagina a chatice, ficar atendendo o cliente", por isso não posso deixar de lembrar que se seu interesse é ter uma grande empresa, com autoridade no negocio, profissional, e que se perpetue por muito tempo, é muito importante disponibilizar vários canais de contato.

Autoridade


Você não precisa fazer um blog ou site apenas para vender ou passar informações de contato, a melhor estratégia é criar autoridade no assunto, exemplo: se você vende brinquedos, faça um blog com reviews, fotos, cuidados, novidades e informações sobre o mundo dos brinquedos, trabalha com eletrônicos? faça um blog informando como cuidar dos eletrônicos, manuais.

Uma técnica muito boa é oferecer um ebook ou download em troca do e-mail do usuário, desta forma você consegue uma grande lista de e-mail de pessoas interessadas no que você vende, assim pode enviar ofertas e novidades de tempos e tempos.

Plataformas e ferramentas


Ok, acabamos de ver os principais motivos para você ter um site, e fazer crescer sua empresa. Agora a pergunta que fica é como fazer?! bom, se você não esta disposto a investir uma grana preta para pagar um profissional, ou não tem nenhuma experiencia com desenvolvimento, vou lhe dar algumas opções.

Primeira dica, que é super importante, é a utilização de um domínio próprio, exemplo: www.SuaEmpresa.com.br, isso por si só já transmite muita confiança a seu cliente. Não se assuste pois é barato! em média 30 reais por ano, e você pode ter seus email exemplo: SeuEmail@SuaEmpresa.com.br. Passa uma confiança não é mesmo? faça isso mesmo que não tenha um site, garanta que ninguém registre o nome de sua empresa antes de você.

Blogger (Blogspot / Google) - Gratuito



O blogger é uma excelente opção, já que o blog fica hospedado nos servidores do google, fazendo com que você não tenha nenhum custo com servidor, a ferramenta é de fácil utilização, e é a mesma que utilizo neste blog.

Lembro que este é um blog particular, e utilizo apenas para passar minhas experiencias e conhecimentos adquirido após anos trabalhando com comercio eletrônico e internet, por isso não utilizo domínio próprio até o presente momento.

Para utilizar o Blogger, basta ter uma conta do Google (e-mail, conta no youtube, etc).

Acesse: www.blogger.com.br


Wordpress - Gratuito



Na minha opinião é a melhor escolha, recomendo utilizar com hospedagem própria, pois assim você tem mais liberdade, eu utilizo o Wordpress em vários dos meus projetos online.

Para a instalação é necessário que tenha um pequeno conhecimento de como funciona um site, por isso se for leigo no assunto, fique com a primeira opção, ou veja tutoriais no YouTube, mais para frente colocarei um passo a passo a caso tenha pedidos.

Consiste em você ter: 
Uma Hospedagem;
Um domínio;
Baixar os arquivos do Wordpress (português do Brasil) no site: https://br.wordpress.org/
Passar os arquivos para a hospedagem, criar o banco de dados, e instalar.

Esta vídeo aula explica passo a passo:






OpenCart



Na minha opinião esta é a melhor plataforma de ecommerce gratuita, porém é necessário uma boa hospedagem e um pouco de conhecimento para a instalação. Uma vez instalado, você tem uma gama muito grande de Temas e plugins para download na internet, um excelente painel de administração, tradução para o português do Brasil, compatibilidade com as principais formas de pagamentos digitais como Mercado Pago, PagSeguro.

Este vídeo ensina como contratar uma hospedagem:



Mercado Shops



É uma opção, mas é vinculado ao Mercado Livre, por isso eu não curto muito, a vantagem é a sincronia de estoque e anúncios, porém, mais uma vez você fica atrelado ao Mercado Livre.
A plataforma dispõe de planos pagos, com domínio próprio e planos grátis com limitações.

Se sua intenção é ter uma loja para vendas fora do Mercado Livre, não recomendo que seja utilizado o Mercado Shops, pois se sua loja crescer, ou você querer parar de usar o Mercado Livre, terá muito mais liberdade com uma plataforma particular.

Espero que tenham gostado destas dicas, tente aproveitar sempre o melhor do que escrevo, utilize estas dicas, pois garanto que quanto mais você lapidar a aparência de sua empresa, mais longevidade você ganha, torne-se diferente e melhor do que seus concorrentes.

Grande abraço.



Este artigo possui 0 comentários


EmoticonEmoticon

Próximo artigo Next Post
Artigo anterior Previous Post
Vendedor profissional por mais de 9 anos, comecei a escrever no Vida de Mercado Livre sobre minhas experiências com o intuito de ajudar compradores e vendedores a desvendar os mistérios desta plataforma chamada Mercado Livre.