No Mercado Livre como em qualquer outra plataforma de vendas ou negócio, é muito importante passar uma boa impressão para o cliente, seja com bons produtos, com uma boa embalagem, organização, etc.
Por isso resolvi citar alguns pontos que considero os mais importantes para garantir uma boa qualificação.
Um ambiente organizado faz com que você tenha um pensamento mais organizado, uma atitude mais organizada, e por final, um resultado muito melhor. E não estou falando apenas da mesa do seu escritório, falo também em organização dos anúncios, com informações claras, bem dispostas ao cliente, organização financeira, entre outros.
Creio que com a organização nos anúncios você já consiga uma boa primeira impressão, porém no Mercado Livre o cliente só forma sua completa opinião sobre a empresa no final da negociação, quando ele recebe o produto.
Então se você é daqueles que gosta de enjambrar uma caixa para enviar o produto, provavelmente sua reputação não será das melhores, além do que dá margens para o cliente achar que o produto é usado, ou de má qualidade, aumentando os índices de troca. Existem várias empresas que fabricam caixas de papelão com um preço muito baixo, que te dará muito menos trabalho na hora de embalar o produto, além do que ficaram muito melhor organizadas em seu estoque.
Sabemos que no Mercado livre os clientes ligam muito para preço, porém se você mostrar que se importa com ele, ele ficará muito mais satisfeito. Por isso não escreva o endereço a mão, não cole a etiqueta na caixa de qualquer jeito, não use jornal ou papel higiênico no lugar do plástico bolha. Não importa se sua empresa não é grande, pareça grande!
No mercado livre o atendimento principal é sempre por e-mail, e muitos vendedores tem e-mails como: Bolinha1984@hotmail.com ou gatinhalindadagalera@gmail.com, (O mesmo e-mail desde a escola). Beleza, você pode até utilizar um e-mail do Hotmail (Outlook) ou Gmail, mais pelo amor de Deus, coloque um nome profissional nele, de preferência o mesmo nome que você utiliza no Mercado Livre. E espero que você não utilize o nome de vendedor: Bolinha1984.
Lembre-se que o nome é o começo de tudo! Você não recebe seu nome aos 5 anos de idade correto? E não faz sentido você trabalhar por 5 anos um nome, e depois começar do zero. Então de muita atenção ao nome de usuário que você irá utilizar no Mercado Livre.
Se você esta começando e quer saber como escolher um bom nome para sua conta no Mercado Livre, leia nosso artigo: Como Escolher um bom nome para sua empresa e Mercado Livre.
Ainda falando sobre o e-mail, lembre-se de colocar um rodapé no e-mail, se você ainda não sabe como fazer, nós ensinamos neste artigo: Colocando um Rodapé personalizado no Outlook (Hotmail).
Hoje em dia tem leis que obrigam as empresa de e-comerce a ter um telefone de atendimento. O que mais é confuso é que o Mercado livre é um e-comerce e não disponibiliza o telefone.
Além do que o Mercado Livre escreve em todos os anúncios publicados que não tem nada haver com a negociação, porém mesmo assim não deixa você expor seu telefone! Beleza, vamos deixar as criticas de lado e ir direto ao que interessa.
Nunca atenda o telefone com "Alô", sei que sua mãe lhe ensinou assim, mais quando estamos falando de uma empresa, devemos atender o telefone de forma formal, de preferência com o nome da empresa, assim evitamos a pergunta, "da onde que fala?" ou "É da empresa Bolinha1984?".
No caso da empresa Bolinha1984 deveria-se atender assim: Bolinha1984, Boa tarde. Ou Bolinha1984, Seu Nome, Boa tarde.
Se você ficou com a dúvida: "E se eu utilizar meu Celular pessoal?", neste caso recomendo atender com seu nome, exemplo: João Boa tarde, ou simplesmente: João.
Para o Cliente, velocidade é tudo, se ele faz uma pergunta, tente responder o mais rápido possível, se ele manda um e-mail, a mesma coisa, com isso você ganha credibilidade e até alguns elogios.
Um dos pontos fortes para o sucesso de qualquer empresa é a qualidade e excelência no que ela se propõem a fazer, então, não faça nada de qualquer jeito, tenha uma boa apresentação, com um cartão de visitas de qualidade, se possível pague para um profissional fazer sua logomarca, ou faça você mesmo, existem muitas vídeo aulas no Youtube ensinando a fazer a arte de cartão de visitas.
A qualidade também não pode ficar só no visual, precisamos ter um bom processo de trabalho, bem organizado, e produtivo. Você deve ser padrão, isso te dará credibilidade e te trará confiabilidade, que é o que mais buscamos no mundo do mercado digital.
Por isso resolvi citar alguns pontos que considero os mais importantes para garantir uma boa qualificação.
1º Ponto - Organização
Um ambiente organizado faz com que você tenha um pensamento mais organizado, uma atitude mais organizada, e por final, um resultado muito melhor. E não estou falando apenas da mesa do seu escritório, falo também em organização dos anúncios, com informações claras, bem dispostas ao cliente, organização financeira, entre outros.
2º Ponto - A última impressão é a que fica!
Então se você é daqueles que gosta de enjambrar uma caixa para enviar o produto, provavelmente sua reputação não será das melhores, além do que dá margens para o cliente achar que o produto é usado, ou de má qualidade, aumentando os índices de troca. Existem várias empresas que fabricam caixas de papelão com um preço muito baixo, que te dará muito menos trabalho na hora de embalar o produto, além do que ficaram muito melhor organizadas em seu estoque.
3º Ponto -Mostre zelo pelo cliente
Sabemos que no Mercado livre os clientes ligam muito para preço, porém se você mostrar que se importa com ele, ele ficará muito mais satisfeito. Por isso não escreva o endereço a mão, não cole a etiqueta na caixa de qualquer jeito, não use jornal ou papel higiênico no lugar do plástico bolha. Não importa se sua empresa não é grande, pareça grande!
4º Ponto - Atendimento via E-mail
Lembre-se que o nome é o começo de tudo! Você não recebe seu nome aos 5 anos de idade correto? E não faz sentido você trabalhar por 5 anos um nome, e depois começar do zero. Então de muita atenção ao nome de usuário que você irá utilizar no Mercado Livre.
Se você esta começando e quer saber como escolher um bom nome para sua conta no Mercado Livre, leia nosso artigo: Como Escolher um bom nome para sua empresa e Mercado Livre.
Ainda falando sobre o e-mail, lembre-se de colocar um rodapé no e-mail, se você ainda não sabe como fazer, nós ensinamos neste artigo: Colocando um Rodapé personalizado no Outlook (Hotmail).
5º Ponto - Atendimento via Telefone
Além do que o Mercado Livre escreve em todos os anúncios publicados que não tem nada haver com a negociação, porém mesmo assim não deixa você expor seu telefone! Beleza, vamos deixar as criticas de lado e ir direto ao que interessa.
Nunca atenda o telefone com "Alô", sei que sua mãe lhe ensinou assim, mais quando estamos falando de uma empresa, devemos atender o telefone de forma formal, de preferência com o nome da empresa, assim evitamos a pergunta, "da onde que fala?" ou "É da empresa Bolinha1984?".
No caso da empresa Bolinha1984 deveria-se atender assim: Bolinha1984, Boa tarde. Ou Bolinha1984, Seu Nome, Boa tarde.
Se você ficou com a dúvida: "E se eu utilizar meu Celular pessoal?", neste caso recomendo atender com seu nome, exemplo: João Boa tarde, ou simplesmente: João.
6º Ponto - Velocidade
6º Qualidade
Um dos pontos fortes para o sucesso de qualquer empresa é a qualidade e excelência no que ela se propõem a fazer, então, não faça nada de qualquer jeito, tenha uma boa apresentação, com um cartão de visitas de qualidade, se possível pague para um profissional fazer sua logomarca, ou faça você mesmo, existem muitas vídeo aulas no Youtube ensinando a fazer a arte de cartão de visitas.
A qualidade também não pode ficar só no visual, precisamos ter um bom processo de trabalho, bem organizado, e produtivo. Você deve ser padrão, isso te dará credibilidade e te trará confiabilidade, que é o que mais buscamos no mundo do mercado digital.









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