-->

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Mercado Envios gera Logística reversa (Autorização de postagem)

author photo
 



Gostaria de deixar uma experiência que tive recentemente com o Mercado envios,

O caso foi o seguinte, o cliente fez a compra, recebeu o produto e por algum motivo quis troca-lo, por isso resolveu abrir uma reclamação no Mercado Pago, até ai tudo normal! Porém, o cliente me pediu encarecidamente o código de postagem (logística reversa), e eu falei para ele que não tenho mais contrato com os correios, pois eu envio pelo Mercado envios, foi então que ele insistiu tanto que o próprio Mercado livre enviou para ele uma autorização de postagem.

Milagre!


 Sei que uma coisa dessas até parece mentira vinda do Mercado Livre, mas realmente aconteceu, e eu quase nem acreditei.

Creio que como o sistema deles ainda não estejam preparados para este procedimento, eu recebi um e-mail informando que o produto que eu comprei estava para chegar, e quando recebi o produto, era o produto que o cliente estava devolvendo.

Editado dia 13/11/16




Acabou a mamata, o Mercado envios parou de gerar gratuitamente as etiquetas de logística reversa faz algumas meses, e agora o custo sai do bolso do vendedor, então faço um apelo, se você comprou errado, e é o responsável pela troca, não cobre do vendedor, pois não faz sentido o vendedor pagar por um erro seu, lembre que não adianta cobrar dos políticos e não fazer sua parte!

Se você tem alguma experiência fora do comum com mercado envios ou mercado livre, compartilhe conosco.


Este artigo possui 22 comentários

avatar
Unknown delete 24 de março de 2016 às 14:05

Cliente acessa a conta e não tem a logística e ainda inicia uma reclamação, precisa ser mais explicativo este sistema de logística reversa no Mercado Livre.

Reply
avatar
O Blogueiro delete 14 de abril de 2016 às 03:57

Olá Luciane, agora o sistema deles esta funcionando assim: se você fizer esta reclamação assim que receber o produto, é habilitado um botão na conta do vendedor, e ele pode clicar neste botão para solicitar a devolução do produto, ai você recebe em seu e-mail as instruções para devolução. Grande abraço.

Reply
avatar
Dokdo delete 2 de julho de 2016 às 06:50

esse botao para gerar a devolucao nao esta aprecendo. o que fazer ?

Reply
avatar
Rafael Pinheiro delete 14 de julho de 2016 às 14:11

Também não estou conseguiondo encontrar a opção de gerar a etiqueta e solicitar a devolução do produto. Tenho disponível apenas a opção de devolver o pagamento.

Reply
avatar
brianese delete 21 de julho de 2016 às 06:19

Essa logicística reversa esta um tiro no pé. Se um cliente pagar o frete de sedex e quiser devolver o pedido, o mercado livre irá te cobrar o mesmo valor que o cliente pagou na postagem e independente se for sedex ou pac, ele enviará por pac (mesmo cobrado o valor de sedex).

Reply
avatar
murilo delete 23 de agosto de 2016 às 11:51

então custa pro vendendor receber a devolução?
certeza?

Reply
avatar
Unknown delete 5 de outubro de 2016 às 06:15

com certeza, o cliente vai devolver a compra com o codigo gerado para postagem e vc vai pagar as despesas em sua fatura do ml.

Reply
avatar
O Blogueiro delete 21 de novembro de 2016 às 12:10

O Mercado livre já cancelou esta opção, apenas deu um gostinho para os compradores, agora o comprador ficou mau acostumado, e já chega de cara pedindo o código de postagem, mesmo que esteja fora dos 7 dias, e como o vendedor sempre sai prejudicado, somos obrigado a gerar o código, ou perdemos todo o dinheiro. Mercado livre é a plataforma mais mercenária que existe, lucro abusivo em cima do vendedor, e sempre esta procurando formas novas de prejudicar o Vendedor, tinha é que fazer uma malha fina, pois além de ganhar muito também sonegam muito, se não ficar em cima pedindo as notas de serviço eles muitas vezes nem enviam. Grande abraço ai amigão, desculpe o desabafo, e boa sorte nos negócios.

Reply
avatar
O Blogueiro delete 21 de novembro de 2016 às 12:12

O Mercado Livre cancelou esta opção, agora o vendedor tem que fazer a logística com seu próprio contrato, apenas deram um gostinho, e cancelaram...

Reply
avatar
Brun0 delete 14 de dezembro de 2016 às 09:08

E meu caso que recebi um produto com defeito, solicitei a devolução, agora tenho até amanhã pra enviar porém não recebi nenhum codigo de devolução (reversa) e o mercadolivre ja liberou a devolução e não aparece nenhum codigo...pior ainda que se eu enviar por conta propria como o ML vai saber que estou devolvendo!?

Reply
avatar
rafael delete 14 de dezembro de 2016 às 12:08

Comprei um produto que veio com defeito. O vendedor solicitou para reenviar via Sedex, e eu que terei que arca com os custos. Entrei em contato com ML, o mesmo mandou aguardar a mediação enviar o codigo reverso. Primeiro para garantir que o vendedor irá realmente receber, segundo que o erro foi dele da mercadoria está com defeito. Essa resposta que obtive. Pois se não esperar a mediação, o risco maior está por minha conta. Relatei para o vendedor a resposta, e ele concordou.

Reply
avatar
Unknown delete 18 de dezembro de 2016 às 09:27

Nessa etiqueta reversa (de devolução l) há alguma informação dizendo que trata-se de devolução. To com medo de Qd chegar no meu Estado (Ceará) cobrarem indevidamente ICMS

Reply
avatar
O Blogueiro delete 27 de dezembro de 2016 às 04:49

Olá, primeiramente peço desculpe pela demora, fim de ano é sempre uma correria, no caso as compras no Mercado Livre são pagas por Mercado Pago, acesse: www.mercadopago.com.br e confira. Ao abrir uma reclamação o dinheiro fica retido e o vendedor não recebe, caso ele não responda no tempo pré determinado pelo mercado livre provavelmente o dinheiro irá retornar para você, só te dou um conselho, verifique sua reclamação diariamente, não deixe o vendedor sem resposta, sempre responda imediatamente a reclamação, pois se não ela será cancelada automaticamente, (sim você poderá abrir outra reclamação), mais por regra geral, sempre responda esta, o Mercado livre não esta mais gerando a logística reversa, então é interessante que seu vendedor gere a logística pelo contrato dele, caso ele não tenha um contrato próprio com os correios ele não tem como fazer isso, porém isso não é problema seu e sim dele, não envie nada por sedex a cobrar, porque caso ele não receba você irá ficar no prejuízo do custo do envio. Não temos nenhuma ligação com o Mercado Livre, sou apenas um ex vendedor da plataforma que fiz o blog para ajudar os compradores. Ficamos a disposição para qualquer duvida.

Reply
avatar
O Blogueiro delete 27 de dezembro de 2016 às 04:52

Desculpe a demora, fim de ano é uma correria. É interessante que toda mercadoria transite com a Nota fiscal para que não haja problemas com a receita federal, principalmente produto caracterizado como novo, ou como comercializado. Desconheço este tipo de cobrança, pois o ICMS já é colocado na nota fiscal na hora da venda entre estados.

Reply
avatar
O Blogueiro delete 27 de dezembro de 2016 às 04:55

Olá Rafael, desculpe a demora, fim de ano é muito corrido pra mim. Espero que tenha conseguido resolver seu problema, o ônus do envio é do vendedor, ele que tem que arcar com o frete, nunca envie algo para o vendedor te ressarcir depois, sempre peça para ele a logística reversa, caso ele não tenha contrato com os correios, peça para ele te depositar o valor do frete adiantado. Nunca deixe de responder suas mediações, responda imediatamente, caso o vendedor não responda o caso é resolvido a seu favor.

Reply
avatar
O Blogueiro delete 27 de dezembro de 2016 às 04:58

Olá, desculpe a demora, espero que tenha resolvido seu problema, nunca envie por conta, pois nem todos os vendedores são honestos e iram te devolver o valor da postagem, sim o mercado livre poderá saber que você enviou, basta você colocar o código de rastreio na reclamação, uma dica que eu dou para os compradores nestes casos é não se desesperar, basta ir respondendo as reclamações sem nunca deixar de responde-las.

Reply
avatar
Unknown delete 2 de janeiro de 2017 às 13:29

Essa etiqueta reversa vem com a logo do mercado livre/envios?

Reply
avatar
pedro delete 13 de janeiro de 2017 às 19:41

opa! tudo bom? por curiosidade... vc agora vende suas coisas por onde? OLX?

Reply
avatar
Anônimo delete 31 de janeiro de 2017 às 22:44

Olá, sou um vendedor, vendi um aparelho PS4 slim, a um rapaz, ele comprou à vista e via Sedex, antes de liberar o meu dinheiro, no outro dia a´pós chegar lá o produto ele cancelou a compra e pediu devolução, o ML gerou uma etiqueta, o problema não é este, o problema é que ele me devolveu um aparelho muito inferior, e o pior ainda é que o ML devolveu o dinheiro a ele assim que ele me enviou, como faço para não ficar no prejuízo?

Reply
avatar
pedro delete 31 de janeiro de 2017 às 23:07 Este comentário foi removido pelo autor. Reply
avatar
pedro delete 31 de janeiro de 2017 às 23:07

putz! como assim um muito inferior? ele devolveu um usado? esse cara eh golpista...eh caso de policia

Reply
avatar
ligio delete 8 de fevereiro de 2017 às 16:45

Bboa noite eu fiz uma reclamação a mercado livre pora delvolver o producto el vendedor me solicita devolver mercaduria pelos correios, ainda geram etiqueta reversa, como fazo para não ficar com prejuicio

Reply


EmoticonEmoticon

Próximo artigo Next Post
Artigo anterior Previous Post
Vendedor profissional por mais de 9 anos, comecei a escrever no Vida de Mercado Livre sobre minhas experiências com o intuito de ajudar compradores e vendedores a desvendar os mistérios desta plataforma chamada Mercado Livre.